Bariátrica: Evitar reganho de peso.

Atualizado: 29 de set. de 2022

Todos os pacientes que pensam em fazer a cirurgia bariátrica têm o receio de que após algum tempo, voltem a ganhar peso. A cirurgia envolve um esforço grande e existe um pré-conceito de que quem busca a cirurgia procurou o caminho mais fácil. Nenhum caminho é fácil, quando se precisa emagrecer. A bariátrica oferece uma opção alcançável, em pacientes que praticamente não conseguiriam emagrecer de outra forma. A bariátrica não pode ser considerada como um evento pontual na vida da pessoa, mas o primeiro passo de uma caminhada longa e contínua. Tal como o diabetes, a hipertensão, hipotireoidismo e outras doenças crônicas, a pessoa não pode se achar curada da obesidade e abandonar os cuidados

necessários para seu controle. Depois da bariátrica, são necessários alguns cuidados para a manutenção do peso e dos benefícios à saúde obtidos com ela. A bariátrica permite sair do ciclo vicioso causado pelo sistema nervoso central que tenta proteger o organismo de períodos de privação. Com ela, conseguimos atingir a saciedade de forma mais antecipada, dificultando o consumo exagerado de alimentos por gula ou compulsão. Mas a rotina de uma pessoa pode torná-la obesa. Mesmo com as limitações impostas pela cirurgia, podemos achar meios de "enganar" o mecanismo. Dessa forma, o paciente passa a correr o risco de reganho de peso.

Após a estabilização da perda, com cerca de 16 meses da cirurgia, o peso começa a oscilar ao redor de um novo patamar. Independentemente da rotina, todos os pacientes apresentam perda de peso nessa fase mais inicial. Após a estabilização, a rotina passa a ser o fator mais importante, na manutenção do benefício atingido. Os que não se adaptam, acabam apresentando um risco de quase 30% de recidiva, após 5 anos. Quem consegue se adaptar a uma rotina equilibrada com uso de dieta balanceada, e atividade física regular atinge resultados excelentes. O peso perdido passa a ser uma mera lembrança em fotos antigas e a vida ganha um novo significado. Manter o foco no objetivo desejado, no início do programa é o item mais

importante na manutenção do sucesso a longo prazo. Esses pacientes dificilmente voltam a se tornar obesos. Um dos melhores meios para forçar esse foco é a manutenção do acompanhamento com nossa equipe, que ocasionalmente precisam fazer alguma alteração na conduta que o hábito levou o paciente a esquecer.