Doença do Refluxo Gastro Esofágico
A doença do refluxo é um quadro extremamente comum em nosso meio e se deve a uma ineficiência do mecanismo de barreira que deveria impedir o retorno do estômago para o esôfago. De modo geral, o conteúdo do estômago, rico em ácidos e alimentos parcialmente digeridos, fica atingindo o esôfago e laringe onde provoca lesões pela acidez e presença de radicais livres.
Tratamento
O tratamento pode ser feito com medicações que inibem a produção de ácido pelo estômago, na maioria dos casos, mas alguns pacientes com sintomas intensos, anatomia alterada, ou a necessidade contínua de medicação, podem requerer a cirurgia. Essa diferenciação de conduta nem sempre é simples e requer a orientação de um especialista em Cirurgia Digestiva, com experiência em doenças do esôfago, estômago e duodeno.
Reestruturação anatômica
A cirurgia é feita por via minimamente invasiva, por videolaparoscopia e readapta a passagem entre esôfago e estômago de modo a impedir a continuidade das agressões que o esôfago vinha sofrendo, a longo prazo, tal qual deveria ser originalmente.